Detalhes Sobre o BICT

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) é um curso de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  que possui duração mínima de 3 anos,  e tem como objetivos:

  • Agregar uma formação geral, humanística e científica com aprofundamento no campo das Ciências e das Tecnologias (incluindo disciplinas como física, matemática, química, letras, administração e componentes das áreas tecnológicas);
  • Formar profissionais com sólidos fundamentos teóricos e práticos, e com uma visão integrada dessas diferentes áreas do saber;
  • Possibilitar ao aluno(a) a aquisição de competências e habilidades específicas para o aprendizado no campo da Engenharia.

O curso possui  um caráter interdisciplinar que se configura numa formação  tecnológica mais ampla e abrangente,  completa para uma formação  superior e introdutória para várias engenharias. Cursando com  êxito a matriz curricular, o(a) aluno(a) recebe a diplomação plena de Bacharel em Ciência e Tecnologia. Esta diplomação qualifica e habilita o(a) Bacharel a concorrer a vagas no mercado de trabalho, em cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado e, especialmente, nos cursos de 2º Ciclo, dentro ou fora da UFMA.

O BICT é a porta de entrada de Engenharias da UFMA de dois ciclos, em que as entradas são semestrais e através de seletivo interno para aluno egressos do BICT:

  • Engenharia Ambiental e Sanitária – Diurno;
  • Engenharia Civil – Diurno;
  • Engenharia da Computação – Noturno;
  • Engenharia Mecânica – Diurno;
  • Engenharia Aeroespacial – Diurno (Conveniado ao ITA).

A estrutura do curso é formada por disciplinas obrigatórias, e disciplinas optativas divididas entre disciplinas do  núcleo comum (para graduação em BICT) e disciplinas do núcleo tecnológico (para os estudantes que almejarem ir para uma das Engenharias acima).

O estudante graduado em BICT será capaz de gerir trabalho em grupo e em equipes multidisciplinares; fazer uso de tecnologias da informação e da comunicação; identificar, planejar e tomar decisões para solucionar problemas no campo de Ciência e Tecnologia.

Além do mais, poderá atuar no setor de serviços (atendimento técnico especializado); em cargos de gestão de projetos, notadamente em pesquisa e desenvolvimento tecnológico; no empreendedorismo do setor de novas tecnologias – através do conhecimento e habilidades adquiridos no decorrer do curso; poderá também investir em sua carreira acadêmica, atuando como pesquisador(a) em instituições e empresas de desenvolvimento de novas tecnologias; especialização, mestrado e doutorado (profissional ou acadêmico), tendo um aprofundamento em área específica, desenvolvendo pesquisas e projetos.

Os diversos programas de pós-graduação da UFMA são a opção inicial, porém a construção de uma pós-graduação própria Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia será o futuro.

O BICT possui  salas de aula e 2 Laboratórios de Informática próprios, cada um com capacidade para 60 alunos, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacanga.

Além do mais, possui laboratórios próprios de Química e Física no prédio anexo (PRECAM).

A futura instalação definitiva do BICT é um prédio de 6800m², com 3 pisos, que abrigará toda a estrutura do curso e está com sua construção em fase avançada.

O Corpo Docente do BICT é composto por 35 professores, em que 80% (30 professores) são Doutores, e específicos para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

O ingresso ao nosso curso dá-se pelo ENEM, em que são realizadas entradas semestrais,  com 120 alunos em turmas matutinas e 120 alunos em turmas noturnas.