Sobre as Engenharias

O BICT é o primeiro ciclo para ingressar em quatro engenharias. São elas:

Engenharia Ambiental e Sanitária

É o ramo da engenharia que objetiva a proteção do meio ambiente, reduzindo o desperdício e a poluição. Também dedica-se a melhorar as condições ambientais por meio de remediações. Também lida com o design de tecnologias e processos que controlam as liberações de poluição e limpam as contaminações existentes. O profissional desta área projeta, planeja e implementa medidas de prevenção e controle de riscos ambientais, podendo trabalhar com tratamento de resíduos, tratamento de água, remediação de locais ou tecnologia de controle de poluição.

Projeto Pedagógico
Matriz Curricular

Engenharia Civil

É o ramo da engenharia responsável por conceber, projetar, construir, supervisionar, operar e manter projetos e sistemas de infraestrutura nos setores público e privado, incluindo estradas, edifícios, aeroportos, túneis, represas, pontes e sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. O profissional desta área pode trabalhar em grandes escalas, como no desenvolvimento de sistemas de transporte nacionais ou redes de abastecimento de água, ou em menores escalas, como no desenvolvimento de estradas ou edifícios individuais.

Projeto Pedagógico

Engenharia de Computação

É o ramo da engenharia que combina Ciências da Computação e Engenharia
Elétrica a avanços adicionais em tecnologia digital, redes de computadores e sistemas de computares. Integrando perfeitamente as mais recentes inovações, os profissionais da engenharia da computação desenvolvem novos hardwares de computadores, projetam e implementam aplicativos de software, aprimorando os recursos de redes e sistemas de comunicação.

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular

Engenharia Mecânica

É o ramo da engenharia que faz uso da aplicação de princípios e técnicas de resolução de problemas de engenharia, desde o projeto até a fabricação no mercado para qualquer objeto. Os profissionais desta área analisam seu trabalho usando os princípios de movimento, energia e força, garantindo que os projetos funcionem de maneira segura, eficiente e confiável. Além do mais, tais profissionais também projetam e dão conselhos sobre a construção e reparação de máquinas e ferramentas, assim como investigam problemas e falhas com maquinário, estudando diferentes formas de melhorar a produção.

Projeto Pedagógico
Matriz Curricular


Engenharia Aeroespacial

É o ramo da engenharia que é responsável pela projeção de aeronaves, espaçonaves, satélites e mísseis. Os profissionais desta área podem desenvolver novas tecnologias para uso em aviação e sistemas de defesa, se especializando em áreas como: o fluxo aerodinâmico de fluidos; projeto estrutural; orientação; navegação e controle; instrumentação e comunicação; robótica e muitas outras. Engenheiros(as) aeroespaciais podem se especializar na projeção de diferentes produtos aeroespaciais, bem como aviões comerciais e militares, helicópteros, aeronaves de controle remoto, veículos de lançamento e satélites, mísseis e muito mais.

Projeto Pedagógico