Ciclo de Palestras

A educação, no âmbito geral, exige uma renovação no processo de ensino, e na Educação Matemática não poderia ser diferente. Faz-se necessário desenvolver nos estudantes a autonomia por meio de atividades diversificadas, como as investigações práticas, problemas, desafios e o uso das TIC’s. Nessa perspectiva, surgem as novas metodologias e abordagens para tornar o ensino de matemática mais dinâmico e atrativo.

As metodologias a serem destacadas no Ciclo de Palestras são as Metodologias Ativas, que consistem em estratégias de ensino que propiciam ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias.

Objetivando proporcionar um espaço de discussão e aprendizagem sobre o uso das Metodologias Ativas, apresenta-se o Ciclo de Palestras do Departamento de Matemática – DEMAT/UFMA. Com o tema: “O Uso de Metodologias Ativas no Ensino da Matemática”, esse evento é organizado pelo DEMAT juntamente com um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFMA.

O evento é destinado a docentes da educação básica e superior, bem como estudantes e egressos de cursos de graduação, pós-graduação e demais interessados.

• Local: Auditório de Pós-Graduação do CCET – UFMA.
  • Datas: dias 04, 06, 11, 13 e 18 de junho de 2019.
  • Horário: dàs 16h00 às 17h30
  • Valor: gratuito.
  • Informações e inscrições: as inscrições serão realizadas no local do evento, com direito a emissão de certificado para os participantes.

Tel. (98): 3272-8226

E-mail: ciclodepalestras2019@hotmail.com

• Dia 04/06:

— ABERTURA: Os professores do DEMAT – Giovane Ferreira (chefe do Demat),
Cleber Cavalcanti (coordenador do Curso), Antônio Silva e Kayla Braga.
— Tema da Palestra: Metodologias ativas.
— Palestrante: Dr. João Batista Bottentuit Junior.
— Momento Cultural: o músico Clayber Rocha e as alunas do Curso de
Licenciatura em Matemática da UFMA: Luciana Coelho e Sabrina Ferreira.

• Dia 06/06:

— Tema da Palestra: Mobile Learning – Realidade Aumentada (RA).
— Palestrante: Dr. Anselmo Cardoso de Paiva.
— Local: Auditório da Engenharia Elétrica.

• Dia 11/06:

— Tema da Palestra: Gamificação.
— Palestrante: Dr.Romulo Martins França.

• Dia 13/06:

— Tema da Palestra: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
— Palestrante: Me.Nilson Sá Costa Filho.
— Local: Auditório da Engenharia Elétrica.

• Dia 18/06:

— Tema da Palestra: Objeto de Aprendizagem.
— Palestrante: Me. Luiza Carvalho de Oliveira.